Não tem jeito, o WhatsApp virou o jogo e ganhou muita força no mercado. E não só como um aplicativo que envia e recebe mensagens ou para compartilhar documentos e fotos. Hoje, o WhatsApp, junto com o Instagram e Facebook, ajuda nas vendas e virou uma ferramenta de relacionamento direto com o cliente.
Para você, o WhatsApp é uma rede social?
Se você ainda acha que não, pensa com a gente:
É um aplicativo de troca de mensagens e troca de fotos
Tem possibilidade de você criar grupos
Você tem um espaço para carregar fotos e todos os seus contatos verem (status)
Você consegue colocar uma mensagem
Hoje é interligado com vários site de API onde você gera conversas automatizadas
Você envia dinheiro para alguém
Você envia documentos e localização
No WhatsApp Business, você insere os principais contatos do seu negócio e ainda compartilha catálogos com os produtos ou serviços.
E então...você continua achando que o WhatsApp não é uma rede social? Se continua, é bom estudar e ler mais sobre a ferramenta e como ela pode ajudar você nas vendas.
Se você entende que sim, o WhatsApp é uma rede social e que ela ajuda na parte de vendas, então é bom você se atentar à maneira como atende o seu cliente. Com a conta comercial, WhatsApp Business, você coloca as principais informações do seu negócio, como: telefone, endereço, e-mail, link do site ou da sua rede social, horário de funcionamento e ainda disponibiliza um catálogo com os seus produtos e serviços, como se fosse uma loja.
O WhatsApp é o meio mais direto e eficaz de você conversar com o seu cliente e fechar uma venda, então se um cliente entrou em contato, é necessário oferecer o melhor atendimento, pois de alguma maneira esse cliente já se mostrou interessado e com grandes chances de comprar. Concorda?
Então, listamos 6 estratégias para você oferecer um bom atendimento a esse cliente e assim converter os atendimentos em vendas. Continue...
Dica 1: Defina processos
É importante ter um script para as principais dúvidas que os clientes possam ter
Nunca solicite os dados pessoais, se for necessário, gere um link para pagamento no cartão ou envie dados para depósito/pix
Defina bem os horários de atendimento
Assim que o cliente entrar em contato, já solicite o nome, estado e o pedido dele.
Dica 2: Tenha confiança e entendimento sobre os produtos/serviços
Faça treinamentos períodos com a equipe que está atendendo
Sempre deixe o time de atendimento alinhado às ações, promoções e oportunidades de venda
Cordialidade é a palavra-chave para um bom atendimento
Pro atividade e atenção aos detalhes é primordial
Dica 3: Tenha uma linguagem simples e personalizada
É importante ter um script, tanto para início da conversa quanto para finalização
Sem palavras difíceis e muitas voltas, seja direto e objetivo
De acordo com a linguagem do cliente, adapte também o seu atendimento
Dica 4: Não demore para responder
Se o cliente entrou em contato pelo WhatsApp, há uma grande chances de desejo e necessidade pelo seu produto ou serviço, então não demore no primeiro atendimento e no desenvolvimento do mesmo. É só se por no lugar do cliente.
Dica 5: Ofereça atendimento automatizado
Os chatbots é uma ótimo alternativa para dúvidas e questões que são simples de serem respondidas, então indicamos:
Ofereça atendimento robotizado no início da conversa
Após entender a dúvida e necessidade do cliente, entra um atendimento humanizado
Nos finais de semana ou feriados, interessante o uso dos chatbots também.
Dica 6: Sempre peça ao cliente para avaliar o seu atendimento
A única maneira de você avaliar se o atendimento está bom e se algum processo precisa ser alterado é por meio de uma avaliação e nada melhor que o cliente sentir que tem essa abertura com a marca. Então, independente se teve ou não finalização da venda, sempre peça ao cliente que avalie o atendimento.
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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