Existem muitas tarefas a serem feitas quando se trata de gerenciamento de redes sociais. E entre tarefas rápidas e complexas, algumas são muito importantes como a a higienização dessas redes. Porém, como fazer? Por onde começar e o que precisa ser feito?
Continue e confira o post completo até o final.
Dica n.º 1 - Fotos e vídeos
A primeira tarefa a ser feita é analisar as fotos e os vídeos/reels que estão no seu perfil e avaliar se eles estão fazendo sentido com a identidade da sua marca e se estão com boa qualidade.
Se tiver fotos que não estejam de acordo com o seu perfil e a identidade da marca, você pode e deve arquivar. Jamais exclua a publicação!
Se algum reels não estiver com uma capa bonita, vale arquivar também.
Um outro ponto importante nessa etapa é elaborar um documento em que você coloca quais cores irá usar, que tipo de conteúdo será feito para cada rede social, qual tipo de formato e imagens que serão usadas e os tipos de fontes e tamanhos que serão usados.
Esse tipo de documento ajuda muito na organização e planejamento dos conteúdos.
Dica n.º 2 - Legendas
Junto com a avaliação das fotos, se faz uma avaliação das legendas, para ver se está com boa escrita e se tem todas as informações sobre o produto ou serviço.
Dependendo do tipo de conteúdo que você estiver produzindo, vale dar uma conferida na concorrência e adaptar para o seu negócio e se está dentro do seu objetivo.
Mas os pontos que devem ser observados:
Você está usando as hashtags corretas? Está usando muitas? Tem alguma que seja em inglês ou que tenha um sentido diferente?
Você usa muitos emojis? Eles condizem com o seu negócio e com a sua identidade?
Vale a pena colocar o endereço da sua loja? O horário de funcionamento? Tem algum cupom de desconto para a primeira compra?
Você está passando as informações corretas sobre o produto? É interessante colocar preço?
Tem algum erro ortográfico no texto? Dica: use um editor de texto (Word ou bloco de notas) para conferir se tudo está correto.
Dica n.º 3 - Biografia ou Sobre
Essa parte é uma das mais importantes porque é o cartão de visita quando alguém visita o seu perfil para ver o seu conteúdo. Então, precisa ter algumas informações que são importantes, como:
O que você faz/vende?
Tem link de site ou do WhatsApp?
A foto do perfil está com boa qualidade?
Dá para entender o nome do seu perfil?
As clientes usam alguma hashtag em comum da marca?
Tem horário de funcionamento ou endereço da loja?
Avalie esses pontos e construa um perfil objetivo e que tenha as principais informações do seu negócio.
Dica n.º 4 - Destaques
Uma parte muito importante também porque é aqui que você consegue passar mais informações sobre o seu negócio. Então, indicamos os seguintes destaques para você começar:
Onde comprar?
Como comprar?
Feedbacks dos clientes
Coloque as principais coleções ou categorias
Tem algum benefício na hora de comprar (cupom de desconto)?
A maneira como essas informações ficarão no seu perfil, vai de acordo com a sua identidade. Tem marcas que separam por cor, outras separam por ícones, outras usam fotos de modelos ou dos produtos, outras usam algum story como capa. Enfim, mil possibilidades.
O importante aqui é que fique bonito, faça sentido com a sua marca e que tenha as principais informações.
Dica plus: a capa do destaque precisa corresponder ao nome que estará na legenda ;)
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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