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Social Media Day - O que é? Para o que serve? Como fazer?

Hoje, dia 30 de junho, é comemorado o Social Media Day, ou Dia da Mídia Social. Nesta data, é celebrada toda a transformação que as mídias sociais vêm promovendo ao longo dos tempos. Seja na comunicação do dia a dia ou na rotina profissional, somos altamente impactados por esse fenômeno que está mudando a forma como posicionamos nossas vidas ou negócios.



Os primeiros vestígios de socialização na web surgem em 1969 com o CompuServe. Em 1994, o GeoCities desponta como um divisor de águas, podendo ser entendido como uma rede social. Mas é em 1995 que surgem redes com traços mais marcantes de interatividade: o The Globe e o Classmates. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou o Dia da Mídia Social para comemorar essas primeiras redes sociais.


No Brasil, a primeira Mídia Social que “bombou” foi o Orkut, em 2004. Criado por um engenheiro turco, que mirou nos usuários do Tio Sam, mas acabou conquistando países como Índia e Brasil.



As Mídias Sociais vieram para ficar, por mais que uma ou outra seja mais usada e outra menos, sempre estão surgindo novas mídias com o objetivo de conectar pessoas. Seja nas grandes metrópoles ou em pequenas cidades, é cada vez mais raro uma pessoa ficar por dentro dos temas do momento ou conversar com pessoas distantes sem utilizar as Mídias Sociais.





Dica 1: Crie um site ou e-commerce


Se você vende algo ou oferece algum serviço, é muito importante que tenha um site apresentando o seu trabalho.

Por questões de buscas de SEO*, é importante não só focar nas redes sociais. SEO = Otimização de Sites (otimização para motores de pesquisa ou otimização para mecanismos de busca ) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos.


Você tem site ou e-commerce?



Dica 2: Página no Facebook


Há uma explicação plausível para se criar uma página nessa rede social Além do fato de você estar na maior plataforma de conectividade, que ainda continua sendo do Facebook, para você criar uma página comercial no Instagram, você precisa ter uma página. Com isso, você consegue ter acesso a relatórios de engajamento no seu perfil e pode criar anúncios.


"Quando criamos um perfil, o próprio Facebook nos avisa que as empresas devem usar páginas, e que a página deve ser criada por um representante legal da marca. Isto não é apenas uma obrigatoriedade do serviço que tem de ser cumprida, mas, vai proporcionar uma experiência mais agradável e eficaz para ambos os lados." Minerva


Dica 3: Crie contas nas redes sociais


Como falado acima, é importante a criação das redes sociais. Porém, esse é um ponto que precisa ser avaliado e com estratégia saber onde e como ficar em uma rede social.

Para todo mundo, basta estar no Instagram e Facebook, mas tem outras redes que podem favorecer o seu trabalho e sua divulgação, como por exemplo: TikTok, Pinterest, Foursquare, Twitter, entre outros.



Dica 4: Planejamento de conteúdo


Não basta só ter uma conteúdo, é necessário planejar. Entender em qual data postar, qual legenda preparar e qual horário postar ou divulgar o seu conteúdo. É preciso também entender e planejar como aquele assunto será tratado no dia ou até na semana. E aliar esse conteúdo com os outros conteúdos da sua rede.


Uma coisa que se tem falado muito ultimamente é o uso do Storytelling que nada mais é do que contar uma historinha para lançar ou falar sobre algo da sua marca. Essa é uma ferramenta importante para o seu negócio e pode ser usada de diversas maneiras.


Dica 5: Plano de ações promocionais


Aliado ao conteúdo, ter ações promocionais é muito importante para atrair clientes e converter em venda. Exemplo: você tem uma marca de perfume e no dia dos namorados você lança a clássica campanha de "Leve 2 e Pague 1". É uma ação que contempla duas pessoas, um casal. Ou seja, chama atenção e ainda converte em vendas.


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