E chegamos no Natal e essa é a última oportunidade para fechar 2023 com o caixa positivo e as metas batidas. Não perca tempo e confira o checklist que preparamos para você.
Mas antes...
Avaliar o mês e a sua atuação durante essa longa jornada de 12 meses, 52 semanas e 365 dias é bastante importante para que o planejamento para 2024 dê certo.
O que você fez que você achou brilhante? Vale repetir?
O que você fez, que...bem, não faria de novo nem a pau? O que pode ser mudado?
Essa avaliação de pontos negativos e positivos durante todo o ano é muito importante. E por isso, nós da Laserchip sempre trabalhamos com registros de ações, reuniões, pautas, métricas e outros. Essa análise baseada em dados não mente, então é o mais certo a ser feito.
Claro que a conversa com o time, com os clientes, fornecedores, também é muito importante, então, prepare um momento para que essa avaliação seja feita, equilibrando o racional com o sentimental.
É pela saúde da sua empresa e pelos próximos anos que virão :)
Agora, continuando...
1 - Estratégia de Marketing
Determine quais serão suas principais promoções, canais de comunicação e segmentos de clientes que deseja atingir.
2 - Planejamento Financeiro
Analise suas receitas e despesas esperadas para o período do Natal, determine seu orçamento de marketing e vendas e estabela metas de vendas que sejam realistas.
Nada de inventar. Estamos na reta final, então agora é hora do básico bem feito ;)
3 - Estoque
Sempre batemos nessa tecla porque sabemos que esse é um dos setores mais sensíveis de uma empresa, então, verifique quais produtos têm maior saída nesse período de Natal e certifique-se de ter estoque suficiente para atender á demanda. Faça também uma previsão de vendas para identificar quais produtos devem ser priorizados.
E quais não devem também, é muito importante!
4 - Site
Prepare o seu site e canais de venda online, verificando se ele está atualizado, otimizado e à prova de falhas. Certifique-se de que seus canais de venda online estão prontos para lidar com um aumento no tráfego e um aumento nas vendas.
5 - Promoções e descontos
Crie ofertas especiais para o Natal, com produtos que façam sentido para esse período. Ofereça descontos, brindes e pacotes promocionais porque isso ajuda atrair novos e mais clientes e consequentemente, aumenta as vendas.
Dica plus: quanto mais exclusivo for a sua ação, melhor ;)
6 - Experiência e relacionamento com o cliente
Converse com o seu time, eles estão devidamente preparados e treinados para receber o cliente? Esse é o momento de avaliar o corpo de vendas, seja no física ou no online. Essa é uma das partes mais sensíveis e tanto o dono quanto gerente/coordenador/supervisor precisam estar atentos ao fluxo de clientes e como cada colaborador está conseguindo performar.
Fidelizar clientes nesse momento é muuuuuito importante!
7 - Parcerias (estratégicas)
Fazer por fazer, nunca dá certo, ainda mais nesse momento sensível de Natal. Busque colaborações que façam sentido com o tom de comunicação que você tem com o seu público. Essa parceria precisa ser complementar para aumentar a visibilidade e alcançar um novo público-alvo. Isso pode incluir promoções conjuntas, eventos ou ações de marketing colaborativas.
8 - Prazos de envio e entrega
Não conseguimos mensurar prazos de entrega, mas conseguimos controlar o de envio e é nesse ponto que a atenção precisa estar direcionada. Informe aos seus clientes sobre os prazos que os seus produtos serão entregues e claro, focando se serão entregues a tempo para o Natal. Certifique-se de estar preparado para atender a um aumento na demanda por entrega rápida e esteja preparado também para imprevistos, como greves, por exemplo.
9 - Analise sempre
Acompanhe e analise os seus resultados, monitorando suas vendas, métricas de marketing e feedbacks dos clientes durante o período do Natal. Isso ajudará a identificar o que funcionou e o que pode ser aprimorado para futuras campanhas de Natal.
10 - Pós-Natal
Planeje suas ações com os clientes para trabalhar o pós-vendas que é um ponto de muita fragilidade e por vezes de falta em uma empresa. Incentive promoções, benefícios de cashback ou filidade, liquidação e presentes exclusivos. Essas ações ajudam a estimular as vendas nesse período de Natal e ajuda a conquistar ainda mais os seus clientes.
Observação:
Lembre-se de adaptar esse checklist de Natal às suas necessidades e situação atual. Além disso, demandas algumas tarefas pode ser importante para ter outras visões sobre determinada atividade.
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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