Às vésperas do início da Black Friday, esse é um tema que também pode ajudar você no seu negócio, porque quando se trata de operação de vendas, ter tudo organizado, é muito importante!
Os marketplaces realmente vieram para ficar. Então cada vez mais estruturados, com regras bem definidas, suporte para a loja e todo um aparato de tráfego e entrega que é muito importante. Porém, as lojas ainda estão se acostumando com toda essa estrutura, que apesar de depender muito dela, também não depende.
Funciona assim: ali tem leis e regras pré-estabelecidas de cada plataforma. Ou seja, instruções que favorecem a usabilidade do empreendedor dentro do marketplace escolhido. Então, caso o cliente opte por se cadastrar e vender naquela plataforma, precisa estar de acordo com as regras ali de dentro. Então, nesse ponto, não depende do empreendedor.
Porém, para ter boas vendas, o cliente precisa pesquisar a concorrência, investir em tráfego, avaliar os seus preços, descrições, títulos e fotos do produto, e gerar fluxo de avaliações para o seu pedido.
Faz sentido agora?
Mas agora, vamos listar dicas para você manter a sua operação de vendas organizada, principalmente em dias de muita demanda. Continue...
1 - Planejamento antecipado
É muito importante ter um planejamento mensal ou quinzenal das datas que serão trabalhadas durante o período. E o mais importante, já ter as campanhas ou ações que serão feitas, nem que seja um modelo pré-aprovado!
2 - Estoque adequado
Esse é um ponto muito importante: tenha o real controle do seu estoque. A partir de X peças, dependendo do seu volume de vendas e reposição, repense se vale a pena divulgar o produto.
Principal motivo: não tendo o produto, o cliente vai reclamar que não recebeu e assim vai gerar uma avaliação ruim que pode prejudicar a sua loja, tanto imagem quanto a estabilidade dela dentro da plataforma.
3 - Automatize processos
Utilizar ferramentas de automação para gerenciar tarefas repetitivas, como: atualização do estoque, por exemplo, é muito importante principalmente nesses dias de alta demanda, que o seu time de vendas precisa estar bem focado e direcionado a atender o cliente.
Mas além disso, processo de pedidos e envio de informações de rastreamento para os clientes é algo muito importante e que diferencia a qualidade da empresa. Com isso, é muito importante ter um bom sistema para te ajudar nisso. Confira mais aqui
4 - Comunicação transparente
Mantenha os clientes informados sobre o status de seus pedidos e qualquer atraso que ocorrer. Quanto mais a transparência for estabelecida no seu relacionamento com os clientes, melhor será a sua reputação e assim, redução de frustrações e reclamações.
5 - Monitoramento
Esteja atento ao desempenho de suas operações. Use ferramentas de monitoramento para identificar problemas rapidamente e tomar medidas que possam corrigir.
Conseguiu entender as vantagens que você pode ter mantendo a organização da sua operação de vendas, em dias de alta demanda, dentro da plataforma de marketplace?
Entre em contato conosco para entender como funciona a nossa solução de marketplace!
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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