E vamos com tudo para o Dia dos Namorados, certo? Exatamente isso! Passado o Dia das Mães, que para muitos comerciantes foi uma data boa e de muitas vendas, seguimos para o Dia dos Namorados, que nesse ano promete bastante. Segundo um estudo divulgado pela Globo, 59% dos consumidores devem comprar o presente entre um mês e 15 dias antes do próximo 12 de junho. Dica: aproveita e já comece a sua campanha agora!
Brasileiro sempre deixa as coisas pra cima da hora
Sempre há aqueles que deixam para comprar o presente aos 45 do segundo tempo. E a prova é que no Dia das Mães, de acordo com a Fecomércio, um quarto dos clientes correram para garantir o presente de suas mães! E atenção porque se confirmada a expectativa de vendas para a data, os resultados deste ano devem superar os números de 2021.
Online e offline
Por conta da pandemia, os usuários ficaram com o costume de comprar no virtual e isso precisa acender o botão de atenção dos comerciantes porque vale o investimento nos sites e e-commerces para ações que atraiam os olhares dos consumidores e no meio de tantas possibilidades, possam dar a chance de conhecer e comprar o seu trabalho ou serviço.
"À medida que períodos de vendas, como Dia das Mães e Dia dos Pais, se infiltram nos hábitos de consumo de nossos países (os gastos no Brasil aumentaram 38% em 2020 durante os períodos comemorativos), é importante posicionar sua loja (seja online ou física) e capitalizar neste período." (Fonte: tacontratado.com.br/esteja-preparado-para-o-dia-dos-namorados).
Principais tendências
Flores
Item que é uma referência de presente para a data, pois nunca saem de moda e surgem como uma das principais tendências para o Dia dos Namorados.
Dica: tente diversificar o seu portfólio de produtos, saindo da mesmice de rosas e margaridas. Inclua alternativas com preços acessíveis até os mais caros, o que permitirá atender clientes com perfis diferentes e aproveitar todas as oportunidades de venda.
Outra dica muito importante é trabalhar com arranjos e com outros produtos que agreguem valor à venda, como ursos, cartões, doces ou até itens diferentes como jóias.
Cestas
Outro item que é uma referência de presente são as cestas, pois são perfeitas de se trabalhar com fabricação própria de alimentos, como pães, bolos, chocolates, doces gourmet, entre outros.
Dica: saia do básico da cesta de café da manhã e gere um cardápio com outras opções como cestas com vinhos e queijos, cestas com doces, cesta com alimentos para um almoço à dois.
Normalmente, cestas têm preços acessíveis, o que costuma atrair mais clientes. Então capriche nas alternativas e use e abuse de divulgações.
Lingeries e Pijamas
Esses são itens que tem ganhado mais público, pelos materiais usados desde o algodão até seda e pelos modelos diversificados (shorts, calças, mangas compridas, curtas...).
Dica: varie em produtos desde avulsos até kits, exemplo: pijama do casal ou lingerie sexy para ela.
Outra dica muito boa é agregar valor ao produto, como colocar um vinho ou doce. E se é dia dos namorados, por quê não provocar?
Itens de sexy shop
Pegando o gancho da dica acima, itens dessa linha são uma das tendências de vendas para o Dia dos Namorados desse ano, tanto avulsos como em kits.
Uma dica super interessante é dar atenção especial para a embalagem dos produtos, para conquistar o cliente e manter a discrição sobre o conteúdo, principalmente se fizer vendas online.
Perfume e cosméticos
Perfumes e cosméticos são tendências de presentes para o Dia dos Namorados 2022! Se trabalhar com revenda de produtos, esse é o momento de vender esses itens avulsos ou em kits, o que aumenta o ticket médio.
Na parte de cosméticos, para as mulheres os destaques são: cremes de tratamento, hidratantes e maquiagens. Já para os homens as opções são produtos para barba, óleos, shampoos e balms.
Na parte de perfumes, a dica aqui é caprichar na embalagem e itens que possam agregar valor como cartões ou ursos ou até flores.
Imagina: receber um perfume que você gosta com um buquê de flores? Toda mulher ama!
Ou então, receber um perfume com item de sexy shop? Os homens já ficam animados!
Dicas para aumentar as suas vendas
Crie uma campanha do Dia dos Namorados forte que destaque sua marca e se destaque. O Dia dos Namorados verá um aumento no ruído de marketing e você deseja garantir que sua campanha não se perca entre todas as outras, principalmente em seu setor.
Com isso, foque nos seguintes pontos abaixo:
Redes sociais: é uma ferramenta que a divulgar gratuitamente os seus produtos e estimulam as suas ações. Você alcança mais clientes e ainda aumenta as suas vendas!
Loja virtual: com a venda de produtos online aumentando ano após ano, suas chances de fazer negócios é muito maior, com ampliação do seu alcance, atraindo mais clientes e possibilitando comercializar os seus produtos ou serviços por 24 horas, todos os dias. E para aumentar as vendas, utilize as redes sociais, e-commerce próprio e/ou marketplaces.
Encomendas: parece uma dica boba, mas muitos comerciantes deixam a desejar nesse ponto ou por medo ou porque não se prepararam para essa opção. Mas trabalhar com encomendas possibilita realizar vendas de maneira antecipada. É uma dica principalmente para quem fabrica produtos artesanais, conseguindo se programar para atender pedidos.
Dicas extras:
Resolva sempre o problema do seu cliente: sac, whatsapp, pessoalmemente, seja da maneira como for, cliente sempre em primeiro lugar, principalmente nesse momento.
Analise o ano passado: avaliar as vendas e as ações que foram feitas nos anos anteriores é muito importante para se tomar decisões do que será feito esse ano.
Pense fora da caixa de presente: criatividade é a alma do negócio e as empresas estão sempre atentas ao que o mercado deseja, então, esteja à frente também e pense fora da caixa para atrair novos clientes e manter os que já estão com você.
Manter o período consistente: não deixe um dia sequer atrapalhar o seu planejamento, pois de hoje até a data são 30 dias de trabalho contínuo e intenso, mas valerá a pena, acredite!
Marketing de forma eficaz: invista no marketing simples, direto e forte. O menos é mais, a objetividade deixam as coisas claras e a força intensifica e aumenta as suas vendas. Pense nisso ;)
Mas agora compartilhe conosco, o que você tem preparado para essa data?
Na Laserchip trabalhamos com sistema completo de ERP, integração da sua loja física com ecommerce e consultoria de marketing. No que podemos te ajudar?
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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