Muito tem se falado do uso das plataformas de marketplace para engajar o público, divulgando os produtos da marca, e assim potencializando as vendas.
Aliás, já saíram algumas pesquisas (já tem post por aqui falando do assunto) que informam a importância do empresário ter um e-commerce, mas também ter um marketplace, que um ajuda o outro e ambos ajudam no reconhecimento, fortalecimento e engajamento do público com a marca.
Mas voltando ao assunto principal do post... Um ponto que muitas pessoas tem dificuldade é em organizar, controlar e planejar o estoque do seu negócio.
Teoricamente, realmente é fácil: você dá entrada de produtos, cataloga, cadastra, organiza, guarda e pronto.
Porém, em uma rotina cheia de demandas e tarefas a serem feitas e entregues, clientes para serem atendidos, etc...muitas pessoas vão fazendo de qualquer jeito e usando uma opção que é bem arcaica e prejudica ainda mais o processo: manual. Isso mesmo, hoje há tecnologias, sistemas e processos mais fáceis para serem feitos que ajudarão você nesse processo de organizar e controlar o seu estoque do marketplace.
Quer saber mais?
1. Defina de maneira correta a quantidade de cada produto em estoque, separando por cor e tamanho, caso tenha.
Gerenciar o estoque de um marketplace, exige do vendedor muita atenção aos detalhes. Com isso, indicamos que você tenha um controle adequado de cada item, levando em conta os prazos de entrega e o ritmo de vendas em cada plataforma.
2. Faça uma boa análise do seu catálogo.
Essa é a maneira mais inteligente de reduzir investimentos na gestão do mix em cada plataforma e na estratégia publicitária que será elaborada para os produtos e para a sua marca em geral. Ao focar em determinados produtos em cada marketplace, o seu negócio pode obter vantagens competitivas que ficariam diluídas em uma estratégia em que tudo é para todos.
3. Controle e gerencie os prazos e tipos de entrega.
Partimos da máxima de "nos colocar no lugar do próximo para entender o que ele pensa e a maneira como ele age". Com isso em mente, todo prazo de entrega é uma promessa ao cliente e ao lidarmos com consumidores cada vez mais exigentes, esse prazo precisa ser cada vez menor, e precisa ser cumprido sempre.
Além do que, o descumprimento desse prazo, pode penalizar a sua conta no marketplace, levando em consideração que os clientes avaliam o seu atendimento como um todo.
4. Use um sistema adequado para fazer a gestão adequada de cada plataforma.
Cada estoque para marketplace costuma ter uma forma própria de aceitar textos e imagens para o catálogo de produtos, bem como para o registro dos pedidos, variação de preços e descontos e outros detalhes. Contar com um sistema de ERP que tenha um Integrador de marketplaces é uma forma de otimizar atividades como o cadastramento e os anúncios nessas plataformas.
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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