top of page

Linha editorial: o que é, qual é a importância e como ela te ajuda a ter uma estratégia de sucesso?

Atualizado: 2 de mar. de 2023

A linha editorial é essencial para ditar as ações que serão feitas no seu negócio, veículo, marca, blog, redes sociais ou seja lá o que for que precise de conteúdo, seja em textual ou criativo.


Há 4 palavras-chave para criar uma estratégia perfeita e vamos te ajudar no decorrer desse post.

O que é linha editorial?


Existem várias frentes para explicar o que é uma linha editorial, pois na verdade ela surgiu no meio jornalístico e tiveram algumas adaptações de acordo com o segmento que era abordado.

Em resumo, linha editorial significa a organização de um conteúdo que será criado para a pessoa que verá, seja um lead, cliente, colaboradores, etc.


Independente do segmento que usá-lo, a linha editorial entra para segmentar o conteúdo e o objetivo é ter a missão, visão e valores bem definidos no momento de criação de conteúdo.


A melhor maneira que encontramos para organizar o conteúdo que estava sendo feito é aplicando os pontos de uma linha editorial, entendendo o público-alvo que queremos atingir e o que desejamos passar naquele momento - Marketing Laserchip

A linha editorial precisa ser usada em todo tipo de negócio que divulga algum tipo de conteúdo. Por exemplo, uma marca de joia recebe o planejamento de lançamentos do ano e com isso, dividi as entradas e sub entradas de lançamentos para cada período (de acordo com o seu planejamento) e assim o time de conteúdo precisa criar a linha editorial para organizar como esses lançamentos serão feitos, em quais redes sociais, com que tipo de abordagem (textual e criativa).


Essa é uma partícula bem pequena da importância da linha editorial, porque na verdade ela abrange muitos outros detalhes que são importantes para o seu negócio.


Como construir uma linha editorial?


1. Entenda os serviços

E junto com ele o nicho de mercado, principais concorrentes e desafios que podem ocorrer.


2. Encontre um nicho específico

Não adianta querer ser conhecedor de tudo, é muito melhor nichar e ser expert naquilo que faz e ser reconhecido por tal.

3. Encontre a sua persona

Já falamos sobre a importância que se tem em entender a persona do seu negócio, que é muito mais do que entender o seu público.

4. Analise o mercado como um todo

O famoso "benchmarking". Ou seja, será que vale a pena fazer o mesmo conteúdo que o mercado está fazendo e ser só mais um ou investir em conteúdos diferentes e que entreguem uma proposta real?

5. Liste as principais dúvidas do seu cliente

Para não ter confronto do que achamos e do que é de fato, nada melhor que efetuar uma boa pesquisa de mercado e produzir conteúdos básicos, que sejam interativos e que chamem atenção.

6. Crie categorias de conteúdo

Ou seja, dentro de um conteúdo central, você precisa separar em categorias para ir criando conteúdos assertivos. Exemplo: marca de sapato é o conteúdo central, mas sandálias, sapatos de salto, rasteirinhas, sapatilhas, são categorias de conteúdo.


Agora nos conte, dentro do seu planejamento de conteúdo, você segue uma linha editorial?

 

Temos um time especializado para atender você.


Nosso time de marketing faz um diagnóstico completo do seu negócio e elabora uma pesquisa de mercado. Com o planejamento criado e de maneira estratégia faz a gestão do seu conteúdo. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

VOLTE SEMPRE!

Toda quinta-feira, tem post novo por aqui! Confira os outros posts e as dicas que estamos trazendo para você.


NO QUE PODEMOS TE AJUDAR? 🖤













Material preparado por: Cristina Magaldi

0 comentário

Comments


bottom of page