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  • Nathalia Viana

Jornada do cliente



A jornada do cliente é a experiência completa que um cliente tem com a empresa, desde a primeira interação até o momento de pós-venda do produto.


Essa jornada é dividida em 4 etapas, compreendendo a interação com o possível comprador por todos os canais disponíveis até que ele se torne um cliente.


Conheça as quatro etapas:


1- Aprendizado e descoberta


O cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra ou nem conhece a empresa.

Esse primeiro contato exige uma abordagem menos invasiva e menos comercial.


2- Reconhecimento do problema


O cliente agora entende que tem uma necessidade específica. Ao mostrar que você entende do mercado, você chama atenção e constrói a sua autoridade.

Ainda não é o momento de falar sobre venda.


3- Consideração da solução


O cliente já começa a avaliar algumas soluções para suas necessidades. É a chance

de usar estratégias mais incisivas e mostrar que é possível ajudá-lo.


4- Decisão de compra


O cliente decidiu comprar a melhor solução para o seu problema. É a oportunidade

de mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.



Para cada uma dessas etapas é necessário fazer uma abordagem diferente, conduzindo o cliente então para a próxima etapa.


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