A jornada do cliente é a experiência completa que um cliente tem com a empresa, desde a primeira interação até o momento de pós-venda do produto.
Essa jornada é dividida em 4 etapas, compreendendo a interação com o possível comprador por todos os canais disponíveis até que ele se torne um cliente.
Conheça as quatro etapas:
1- Aprendizado e descoberta
O cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra ou nem conhece a empresa.
Esse primeiro contato exige uma abordagem menos invasiva e menos comercial.
2- Reconhecimento do problema
O cliente agora entende que tem uma necessidade específica. Ao mostrar que você entende do mercado, você chama atenção e constrói a sua autoridade.
Ainda não é o momento de falar sobre venda.
3- Consideração da solução
O cliente já começa a avaliar algumas soluções para suas necessidades. É a chance
de usar estratégias mais incisivas e mostrar que é possível ajudá-lo.
4- Decisão de compra
O cliente decidiu comprar a melhor solução para o seu problema. É a oportunidade
de mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.
Para cada uma dessas etapas é necessário fazer uma abordagem diferente, conduzindo o cliente então para a próxima etapa.
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