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Funil de vendas no Instagram: você sabe como funciona?

Você sabe como funciona um funil de vendas no Instagram? Confira o post completo.


Hoje, o Instagram é uma grande oportunidade de negócio e serve como uma vitrine online para a sua loja! Então, ela precisa ser bem usada.

Aplicar o funil de vendas nessa rede social é muito importante e saber usar todas as ferramentas que ela proporciona faz diferença no resultado que se espera,

Para vender usando o Instagram, não basta ter uma conta comercial, ficar postando fotos e criando anúncios, pois é necessário entender a quantidade de anúncios que são feitos e para onde é direcionado, assim como o conteúdo produzido. Então, para que não tenhamos nenhum problema com o material produzido e ter o resultado esperado, é necessário construir um funil de vendas no Instagram.


Vamos agora entender o que é um funil de vendas, para o que serve e como aplicar no Instagram.


O que é um funil de vendas?

Basicamente, o funil de vendas é um modelo que é usado de maneira estratégica e que tem como objetivo mostrar a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio ou da venda. Ele é formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo o objetivo é acompanhar a jornada de compra do público de um determinado negócio.


É através do funil de vendas que você entende como está a sua conversão de leads/clientes para oportunidades ou de oportunidades para um fechamento de venda/pedido.


Post 1: Nesse post, veja exatamente como funciona um funil de vendas

Post 2: Você sabe o que é Flywheel? Confira aqui


 

1ª etapa: Topo de funil


Nessa parte você vai atrair o tráfego para o seu perfil, ou seja, vai fazer com que as pessoas

cheguem com mais facilidade ao seu perfil e que conheçam o seu trabalho.


Hoje em dia, a melhor maneira de fazer isso é usando a ferramenta de Reels. Os vídeos é o conteúdo com mais entrega, na maioria das redes sociais, então é usando os vídeos, por meio do Reels, que você vai atrair o público.


E como fazer isso?

1) O assunto precisa ser interessante, com fotos e vídeos que tenham uma boa qualidade e a edição precisa ser um isca para aumentar a curiosidade da pessoa que está vendo.

2) Usar músicas que estão em alta, porém precisa ficar atento a essas duas dicas extras: quando você for escolher uma música, precisa estar ao lado do nome uma setinha, que indica que ela está em alta, e além disso precisa ter menos de 30mil vídeos usando aquela mesma música. Se tiver um reels com mais de 500mil visualizações, usando essa mesma música, pode apostar nela.


3) Na legenda, o título precisa chamar atenção. Se quiser colocar algo escrito no vídeo, também é um bom chamariz.



2ª etapa: Meio do funil


Chegou a hora de engajar o público que está chegando no seu perfil!

A ferramenta que mais funciona nessa etapa é por meio de iscas digitais, como landing pages, formulários e enquetes. E você gera esse conteúdo usando os stories.


Mostre para o público a sua vida real, os seus clientes, os feedbacks, o antes e depois de algum produto que foi vendido, mostre bastidores e dê ao cliente as principais informações, como: o que você vende, se tem algo em promoção ou se chegou alguma novidade, a maneira como ele compra, quais são as formas de pagamento, se tem algum cupom de desconto para primeira compra e as formas de envio.


Usar os stories é se comunicar diariamente com as pessoas que estão chegando no seu perfil. Aproveite isso para gerar engajamento por meio de enquetes, links, perguntas, gifs e outras ferramentas que estão disponíveis nos stories. E uma dica extra: aproveite o material que é direcionado para criar os destaques.


3ª etapa: Fundo do funil


Transformou o visitante em um seguidor? Parabéns!! Agora, gere oportunidades e soluções que o seu negócio pode oferecer para ele. A melhor maneira de fazer isso é usando os seus posts e vídeos no feed.


Crie uma necessidade, por exemplo, dar um presente útil e com preço acessível, como fazer isso?

Agora mostre a ele que você é a solução dos problemas dele, por exemplo, oferecendo variedade de fretes e preços com alguma promoção ou oportunidade de compra.


Uma dica interessante é usar carrossel, pois gera mais oportunidades do público visualizar o seu conteúdo.


 

O que achou do conteúdo?


Aplicar o funil de vendas no seu Instagram é muito importante e vai ajudar você a conquistar mais seguidores e transformar eles em clientes efetivos.

Você sabia que uma mentoria pode ajudar muito você nesse planejamento, assim como em outras partes do seu negócio? Acesse aqui e confira um pouco mais sobre esse assunto


 

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Material preparado por: Cristina Magaldi

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