Você tem um e-commerce ou está começando a criar um e não sabe o que colocar, quais são as informações importantes e como aproveitar o espaço para vender melhor o seu produto no e-commerce? Esse post é para você!
Vamos listar aqui 10 dicas importantes para todo empreendedor que está na fase de subir os produtos no e-commerce. É muita coisa que precisa ser pensada: foto, preço, frete, dimensões e peso do produto, SEO, entre outros. E com certeza, a legenda é um ponto que precisa de muita atenção porque é nela que os clientes vão olhar para entender melhor o seu produto e até a sua marca.
A legenda não pode ser muito grande, a ponto de o cliente ficar com preguiça de ler. Mas também não pode ser curta demais ao ponto de não ter informações importantes que estimulem a venda.
Então, vem com a gente pegar essas dicas para você montar a sua descrição do produto dentro do seu e-commerce e garantir ótimas vendas.
Dica 1: Entenda e escreva para a sua persona
Já falamos algumas vezes sobre a importância de você conhecer a sua persona. Persona, em resumo, é um conjunto de fatores do cliente alvo que compra a sua marca e que você precisa, ao construir uma campanha, fazer um lançamento, entregar o que vai agradar a ele.
Em outras palavras, a descrição do produto no seu e-commerce precisa ser escrita para a persona da sua marca, para atrair ela. Então, como ela é? O que ela precisa? O que ela faz? Por que esse produto vai ser interessante para ela? Pensando nisso, você consegue já ter ideias do que colocar na descrição do seu produto.
Dica 2: Mostre benefícios e recursos
Pegando o gancho do que foi dito acima, você entendendo a sua persona, você já vai mostrando na descrição do produto os benefícios que aquele produto terá para a vida do seu cliente. Como esse produto vai ajudar? Tem algum modo de usá-lo? Quais são os componentes ou do que ele é feito?
Valorize os aspectos de produção.
Dica 3: Fale da matéria-prima
Reforçando o que foi dito acima: valorizar aspectos de produção do seu produto, dá um outro sentido de valor para ele. O produto foi feito manualmente? Ele foi inspirado em algo? O produto usado nele é de uma origem que tem tradição em algo? Não precisa ser nada muito detalhado, mas use palavras que deem valor àquilo que está sendo visto pelo cliente. Nesse momento, é importante entender que o ponto que você precisa é que o cliente leia a descrição do produto, volte na foto dele e reconheça que aquele valor + produto vai dar alguma recompensa a ele.
Dica 4: Descreva as medidas
Pode parecer meio óbvio, mas tem dois pontos nessa dica: 4.1: muita gente esquece de colocar a medida, então não só coloque a medida, como exponha alguma tabela que facilite a visualização do cliente 4.2: dê a sugestão de pode falar com o time de vendas para tirar alguma dúvida caso o cliente não fique 100% confiável, principalmente se for a primeira compra dele no e-commerce.
Dica 5: Palavras-chave de cauda longa
No perfil do Instagram, tem um post que explica melhor sobre o que é cauda longa, como ela funciona e como ser aplicada no seu negócio. Então, leia sobre o assunto aqui e aplique na sua descrição do produto. Essa é uma parte importante na visão estratégica para ajudar na busca (SEO) do seu produto.
Dica 6: Coloque título atrativo
Uma dica que sempre damos aos nossos clientes é de não só colocar no título o nome do produto (ex.: Brinco Nat), mas colocar alguma especificação que dê valor e que chame atenção do cliente (ex.: Brinco de ouro amarelo de 18K com diamantes Nat). Entende a diferença? Obviamente que você vai falar na descrição esses pontos, mas é importante o título já atrair para a descrição do produto.
Dica 7: Use recursos virtuais
Se a plataforma do seu e-commerce disponibilizar, use de vídeos que possam entreter e chamar atenção do cliente. Então poder colocar imagens, vídeos, figuras, gifs que não polua a comunicação, mas fortaleça a mensagem, é muito importante e válido.
Dica 8: Aplique SEO nas imagens
Esse também é um ponto que ajuda na parte estratégica (SEO) do seu produto. Então, confira melhor quais informações colocar na sua imagem, para chamar atenção e ajudar na busca.
Dica 9: Aplique experiência sensorial
Pegando o gancho da dica 7, você oferecer ao cliente não só o visual, mas o auditivo também, é muito interessante e chama atenção de quem está entrando no seu site. E que tal a possibilidade de você poder oferecer ao cliente a possibilidade de ele receber uma amostra? Use essa ferramenta na sua descrição e aguce a curiosidade.
Dica 10: Exponha avaliação dos clientes
Para fechar com chave de ouro e atrair ainda mais os clientes, nada melhor que colocar a prova social, ou seja, o testemunho de quem comprou aquele produto e gostou. Depoimentos valorizam ainda mais a sua marca e o produto que está no seu e-commerce. Então, utilize essa ferramenta, não só nas redes sociais, mas também na sua descrição do produto.
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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