{"items":["5fda222971fa5000178ab09b","5fda2229d75c5c0017a0ed27","5fda2229ad08f60017daa4c7"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}

Apesar de o e-commerce ainda representar menos de 5% de todo o faturamento do varejo, há uma curva ascendente de maturidade das operações on-line. As lojas virtuais são fundamentais ao varejo do futuro, mas, no presente, ainda significam resultados financeiros negativos em boa parte das vezes.
A situação, porém, não é irremediável. o setor vive seu ponto de virada na transformação digital, atrasado por conta da dificuldade de as empresas integrarem tecnologias antigas às novas soluções.
As grandes redes erraram o timing ao investir pesado em inovação há dez anos, apostando em tecnologias já obsoletas. “Isso criou um problema profundo porque os sistemas mais fundamentais ao dia a dia da empresa são complexos e, em muitos casos, não oferecem tecnologias de fácil integração”, avalia.
Nesse cenário, a integração de canais no Brasil tornou-se um ponto delicado. Hoje, o desafio é atualizar essas tecnologias para soluções que permitam a integração de canais e a realização, de fato, do omnichannel.
Apesar das dificuldades, há mudanças efetivas acontecendo no varejo e as questões relacionadas ao BackOffice tendem a ser mais contundentes na transformação digital.
Outra iniciativa de pouca visibilidade, mas que traz bons resultados, diz respeito aos sistemas de entrega em tempo reduzido. Drogaria Onofre, AMARO e Dafiti são destaque em redução de tempo de entrega para produtos comprados no on-line.
As barreiras relacionadas à logística reversa também já começam a ser desmanchadas. A empresa Marabraz permite a liberação do crédito da troca antes mesmo de o item retornar ao centro de distribuição do lojista. “Se um puxador de guarda-roupa chegou quebrado, é mais inteligente enviar um novo o mais rapidamente possível do que desgastar o consumidor com processos engessados”, exemplifica.
Armadilhas
Com a urgência de tornar-se digital, redes com boa reputação no físico caem na armadilha de entrar atabalhoadamente no varejo on-line, arriscando a credibilidade que construíram durante décadas.
Assim como mudanças intempestivas, o apego a práticas ultrapassadas também pode enterrar a transformação digital. “Há muitas empresas reféns das tecnologias arcaicas. Quanto maior a operação, mais engessadas as coisas são e essa falta de autonomia e velocidade se torna uma barreira que impede o crescimento”, alerta.
Para o executivo, o êxito da transformação digital passa, necessariamente, pela mudança no mindset das lideranças das grandes empresas. “Todo CEO precisa ter uma agenda que preveja vencer as limitações tecnológicas e impeça que a obsolescência da tecnologia atravanque o crescimento”, alerta.
Se as grandes empresas ainda tropeçam em suas próprias pernas pela dificuldade que têm de mudar de direção com rapidez, as startups têm mostrado como se mover com habilidade. O crescimento exponencial das empresas de inovação está diretamente relacionado à capacidade que elas possuem de entender os novos modelos de consumo e mirar a transformação digital para a necessidade do consumidor.
O varejo tem à sua disposição informações que garantam a ele conhecer, nos detalhes, a jornada do consumidor. Falta, agora, acompanhá-lo lado a lado ao longo desse caminho e apresentar as soluções que ele procura, em real time.
O caminho das pedras e a efetivação da transformação digital em seis passos
1. Correr, mas sem tropeçar nas pernas:
É preciso escolher com calma as tecnologias nas quais investir para não encarar prejuízos financeiro e de imagem.
2. Desapegar-se:
Apegar-se a tecnologias e processos infrutíferos só porque são parte do dia a dia da empresa é um erro muito comum.
3. Priorizar o Back Office:
As ações que visam modernizar o front da operação chamam mais a atenção, mas podem se tornar um castelo de areia sem a preparação do Back Office.
4. Colocar o produto à disposição, não importa onde:
Já não existe mais a opção do “em falta” no varejo digital. Se uma loja não possui o produto, outra deve entregar, ou mesmo a indústria.
5. Entregar de maneira rápida:
A integração dos estoques é essencial para permitir redução do tempo de entrega ao consumidor e dar a ele a oportunidade de retirar nas lojas ou em pontos de retirada.
6. Trocar de maneira ainda mais rápida
Se o consumidor não se permite mais esperar para receber o produto, o que dizer de efetuar trocas? Processos internos não devem atrapalhar a entrega do novo produto.
Fonte: NOVAREJO