{"items":["5fda222971fa5000178ab09b","5fda2229d75c5c0017a0ed27","5fda2229ad08f60017daa4c7"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}

Uma pesquisa apontou que 69% dos consumidores preferiam comprar em Marketplaces (saiba o que é Marketpalces) do que em E-commerces. Segundo o estudo, o principal motivo da preferência pelos Marketplaces é a possibilidade de comparar preços facilmente. Além disso, a comodidade de ter várias marcas em um mesmo ambiente e diferentes produtos em um mesmo carrinho são atrativos importantes.
Outro estudo, do CMO Council, realizado neste ano, aponta que a maioria dos profissionais de marketing de todo o mundo (56%) acha que o varejo está sendo reinventado pelos Marketplaces. Há ainda, entre esses, os que concordaram que os mercados estão forçando as marcas a se reinventarem.
Joe Kaziukenas, especialista em varejo americano e fundador do portal Marketplace Pulse, comentou sobre como a publicidade tradicional tem encontrado obstáculos para converter visitas em vendas no ambiente on-line. Para Kaziukenas, as pesquisas na internet, principalmente dentro dos Marketplaces, e a maneira como os grandes mercados virtuais oferecem descontos e misturam marcas em um único espaço tem potencial para causar o que ele chama de apocalipse das marcas, com a perda de influência que os grandes players do mercado construíram ao longo das últimas décadas.
Isso explica a reticência de algumas marcas em aderir aos marketplaces. Porém, o crescimento desse canal não pode ser ignorado. Um estudo da Coresight Research e da Juniper Research apontou que as receitas dos marketplaces no mundo foram de 18,7 bilhões de dólares ao fim de 2017. A expectativa é que esse número salte para 40,1 bilhões de dólares até 2022.
Economia compartilhada
O crescimento é fruto da cultura criada pela economia compartilhada e não está restrito ao varejo. Iniciativas como o Airbnb e Rent the Runway estão impulsionando o crescimento dos marketplaces como um todo.
Se para as marcas, os Marketplaces representam uma espécie de destruição criativa, pelo lado do business, significa a possibilidade de entrar em novos mercados e a oportunidade de pequenos varejistas conviverem com grandes em um mesmo espaço.
Fonte: NOVAREJO