Contato Comercial: 21 3553-2625 / comercial@laserchip.com.br

Como o blockchain promete dar agilidade e segurança ao varejo?

 

Recentemente, um grupo de hackers assumiu o controle de todas as operações on-line de um grande banco brasileiro por cerca de seis horas, conseguindo acesso a senhas, números de cartões e outras informações privadas de clientes. Este e outros casos recentes de ataques virtuais vêm preocupando empresários e usuários dependentes de transações on-line.

 

Mas, e se disséssemos que já existe uma tecnologia que pode impedir ou pelo menos reduzir a números inexpressivos as fraudes virtuais, e essa mesma tecnologia permitiria a realização de transações financeiras sem a intervenção de terceiros, como instituições reguladoras, pois ela já existe e promete transformar completamente o futuro do e-commerce e como compramos on-line.

 

O Blockchain se tornou conhecido recentemente graças às criptomoedas, mais especificamente o Bitcoin. Semelhante a um banco de dados tradicional, esse sistema tem como principal vantagem o fato de manter as informações guardadas em blocos, ligados e protegidos por criptografia e matemática avançada. Cada bloco é um tipo de código que armazena dados, dinheiro e contratos. Por isso, hackear o sistema on-line de um grande banco em cerca de seis horas seria muito mais difícil, pois com essa tecnologia, as transações acontecem em um banco de dados descentralizado. Para conseguir invadir o sistema, os criminosos precisariam de um poder computacional gigantesco.

 

Dado o seu potencial, o Blockchain representa oportunidades para os mais variados negócios. Outro potencial beneficiário do Blockchain é o setor logístico. Tema da XXI Conferência Nacional de Logística, a tecnologia foi abordada como fundamental para a redução das equipes necessárias para a realização de transportes de cargas, bem como o número de documentos, movimento conhecido como “paperless”. Essas medidas diminuem os riscos de fraudes e erros internos durantes os processos, além de reduzir drasticamente os custos logísticos.

 

E-commerce e logística

A plataforma de comércio eletrônico T-Mall, da Alibaba, para citar um exemplo, prova que o Blockchain pode ser revolucionário não só para as empresas de logística, como também para o e-commerce. Por meio de uma parceria com a empresa de logística Cainiao, a T-Mall pretende transferir informações sobre importações e exportações para os blocos, incluindo o país de origem, local de embarque, local de chegada e detalhes sobre o transporte. O acordo, além de diminuir os custos com o transporte dos produtos, garante maior confiança entre cliente e o e-commerce, já que as informações podem ser acessadas a qualquer momento pelos consumidores de forma prática e segura, sem intermediários.

 

Dessa forma, processos que outrora precisavam de rotinas complexas e demoradas de aprovação e homologação, agora, podem ser feitos de maneira quase instantânea e sem intermediários. Toda jornada de compra, desde o pagamento à entrega, é feita por meio do Blockchain, garantindo uma agilidade e segurança até então nunca experimentados pelo mercado.

 

Mas nem tudo são flores. Apesar de mais segura do que as práticas atuais, a Blockchain não é totalmente à prova de fraudes e erros. Ela apresenta algumas contradições nesse sentido: ao mesmo tempo que reduz a burocracia e aumenta a segurança por meio do anonimato e da falta de necessidade de confirmações constantes de identidade, permite, pelo mesmo motivo (se for implementada sem o devido cuidado), que transações anônimas e irreversíveis sejam realizadas.

 

Herança das criptomoedas

Como toda tecnologia, existe a possibilidade de falhas e fraudes humanas, além de erros em algum ponto da rede que possa desestabilizar a comunicação entre todos eles. Além disso, ainda existe certa resistência e preconceito ao redor da tecnologia, especialmente pelos casos de enriquecimento ilícito vindos à tona no setor de criptomoedas que utilizam o Blockchain. De toda maneira, trata-se de uma tecnologia que veio para ficar. Sua adoção em massa pode levar algum tempo, mas cabe às empresas que desejam permanecer no topo de seus mercados, garantirem que seus negócios estejam à frente quando o assunto é tecnologia, inovação e experiência do usuário.

 

Fonte: NOVAREJO

Please reload

Proteja sua empresa contra ataques de vírus em 2018

1/2
Please reload

Recentes
Please reload

Tags
Please reload

Redes Sociais

Curta nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do mercado.

Recomendamos
A Laserchip tem a solução perfeita para seu negócio, pois em mais de 20 anos apuramos em nossos Sistemas as melhores ferramentas de gestão para seu negócio.
Rua Visconde de Inhaúma, 77 - 2º andar
Centro - Rio de Janeiro (RJ)
21 3553-2625
 
Contato para o Comercial
comercial@laserchip.com.br
 
Atendimento ao Cliente
sac@laserchip.com.br
 
Atendimento ao Suporte
suporte@laserchip.com.br
Horário de Atendimento do Suporte
Segunda a Sexta das 9h às 18h
Segunda a Sexta das 18h às 22h (Somente Lojas)
Sábado das 9h às 15h (Somente Lojas)
21 3553-2625
 
Plantão via Celular
Sábado das 15h às 22h (Somente Lojas)
Domingo e Feriado das 9h às 22h (Somente Lojas)
21   7830-7610 Nextel
21 97000-8151 Nextel
21 98609-8093 Oi
21 99573-0496 Vivo
© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.