{"items":["5fda222971fa5000178ab09b","5fda2229d75c5c0017a0ed27","5fda2229ad08f60017daa4c7"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}

Fachada, provador, espaço para circulação e até a temperatura do local. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV) mostrou o que os clientes julgam ser o fator mais importante da infraestrutura das lojas.
Na pesquisa, os consumidores listaram os aspectos importantes nos estabelecimentos. O mais citado foi à boa disposição dos produtos expostos, 56% dos entrevistados disseram que este é um fator relevante.
Em segundo lugar, os clientes citaram o serviço de caixa. Para 53%, um atendimento rápido no momento do pagamento é importante. Outros dois aspectos foram lembrados – amplo espaço para circulação (39%) e boa climatização (38%).
Os consumidores entrevistados disseram que o fator mais importante no momento de finalizar a compra é ter operadores suficientes para que não se formem filas, esta foi a reposta foi dada em 88% das entrevistas. O segundo fator mais citado (26%) como importante nos caixas é a organização de uma fila única, para evitar que uma ande mais rápido que outra.
Os participantes ainda responderam perguntas sobre terminais de autoatendimento, que estão chegando ao Brasil. À maioria (63%) disse preferir pagar sem o operador de caixa enquanto 20% disseram que gostam do atendimento humano. Outros 17% se mostraram indiferentes.
Outros fatores notados pelos consumidores têm menos relevância, segundo o estudo. Provadores espaçosos foram citados em 32% das entrevistas, boa sinalização de setores em 23%, fachada atrativa e espaço para descanso apareceram em 17% e música ambiente agradável em 12%.
Fachadas importam
A fachada está longe de ser o fator que mais influencia a experiência do consumidor em lojas físicas, segundo os entrevistados. Porém, a frente das lojas é importante para atrair os clientes: 63% dos participantes da pesquisa disseram que elas são essenciais para identificar a loja. Outros 59% dizem que avaliam se o estabelecimento combina com seu gosto apenas pela fachada.
O primeiro contato visual com as lojas já é suficiente para 57% saberem se os produtos são caros ou baratos, mesma porcentagem de pessoas que decidem se vão ou não entrar no estabelecimento. Metade dos clientes julga se a loja tem produtos bons olhando a fachada.
A pesquisa encomendada pela ABIESV foi feita pela Qualibest, instituto de pesquisas online. Foram ouvidas 616 pessoas, 51% homens e 49% mulheres. A maioria (55%) tem entre 25 e 44 anos.
Fonte: NOVAREJO