A pergunta que temos feito a todos os nossos clientes é se já começaram ou já finalizaram o planejamento de 2023.
Ninguém da muita importância, mas viemos trazer nesse post o alerta do quão importante é deixar o ano e os meses com destaques do que será feito de ações promocionais ou campanhas ou lançamentos para o seu negócio.
Se você já está com o seu planejamento pronto e todo o material que será feito durante todo o ano, você está de parabéns! Mas sabemos que tem empreendedores que por falta de tempo ou de conhecimento, não fez ou até nem sabe que isso existe.
O mais importante é você tirar um momento para entender o seu negócio e os objetivos que deseja alcançar em 2023.
Você quer aumentar as suas vendas?
Deseja aumentar a rede de negócios?
Quer contratar mais e promover colaboradores?
Deseja aumentar a linha de produtos/serviços?
Quer aumentar a margem de lucro?
Quer divulgar mais nas redes sociais ou estar mais presente nas redes sociais?
O primeiro passo, independente do que seja (não aconselhamos mais que 1, manter o foco é muito importante), é entender qual é o principal foco do seu negócio e o que precisa ser feito para atingir essa meta.
Após essa reflexão, seguem as dicas abaixo para montar o seu planejamento de 2023:
Dica 1: separe as principais datas comemorativas do ano
Entender o seu segmento e encaixar ele nas principais datas comemorativas do ano é a principal tarefa que você precisa começar a fazer.
Então datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo são datas importantíssimas que precisam entrar como destaque. Mas também tem as datas que tem ganhado muita força no mercado, como: Dia da Sogra, Dia da Família, Dia dos Avós, Dia Internacional da Mulher, Black Friday, entre outras.
Dica 2: elabore pequenos orçamentos para as ações mensais
A gente entende o quão complicado é fazer um planejamento de orçamento mensal, porém essa tarefa é extremamente importante para dar um direcionamento do quanto você pode investir nas ações e assim qual será o seu foco de ação naquele mês.
Esse planejamento também direciona você a saber como precificar os seus produtos de acordo com as ações que você cria.
Dica 3: organize o seu estoque e compras de material
A partir do momento que você planeja as ações que fará durante o ano e o orçamento que será direcionado para cada uma dessas ações, você precisa já começar a planejar o estoque do seu negócio e as compras que serão feitas.
Exemplo 1: reposição de embalagens, sacolas, papéis, comunicados, fitas, ou seja, tudo que é usado para o devido envio de compra.
Exemplo 2: se no Dia das Mães você fará algum lançamento, quanto tempo antes você precisa comprar o material de produção?
Dica 4: crie o conteúdo para cada ação ou campanha
Essa parte também é muito importante de se planejar, pois você já deixa tudo preparado para o que será feito.
Exemplo 1: produção de modelo para o Dia dos Namorados -> então será necessário cotar os custos e preparar o calendário para spoilers, divulgação, anúncios e tudo mais que será feito na parte de publicidade.
Exemplo 2: ação promocional desconto progressivo -> então você precisa definir se terá live de divulgação, materiais que serão usados para as fotos, assim como todo o design para essa ação, como: cor, formato, texto, CTA e entre outros.
O mais importante é você ter em mente que o planejamento é uma das tarefas mais importantes para o seu negócio.
E você sabia que uma mentoria pode ajudar muito você nesse planejamento, assim como em outras partes do seu negócio? Acesse aqui e confira um pouco mais sobre esse assunto
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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