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O QUE ESTÁ EM ALTA NO E-COMMERCE?


Um empreendedor antenado tem maiores chances de se destacar no mercado porque está de olho nas oportunidades que aparecem.
Como estão as ações por aí?

Conforme o portal Tiinside, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Houve também alta no número de pedidos, que totalizou em R$89,7 milhões de compras online, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado.


Com isso, concluímos que esse é um momento importante para o mercado e se você ainda está na dúvida se vai criar ou não um e-commerce, é bom analisar bem as suas estruturas e correr atrás para criar uma vitrine online e divulgar os seus produtos ou serviços.


Se você já tem um e-commerce, já está antenado nas tendências do mercado?

Vamos te ajudar a olhar melhor para os 6 maiores tendências que estão em alta!


1. Não existe mais deixar para cima da hora!

Hoje os consumidores estão se preparando para as ações e campanhas que as empresas criam e com isso, guardam dinheiro e vão pesquisando, de site e em site, para que no dia já esteja preparado para comprar exatamente o que deseja.

Como você pode se preparar? Lançar pequenas cápsulas das novidades que terão na data da promoção ou lançamento, pois além de aguçar a curiosidade, faz justamente o cliente se preparar para a data.

Um grande exemplo dessa ação é o Black Friday.


2. QR Corde já está cada vez mais se reformulando!

Se o seu público for mais jovem, essa é uma tendência que você precisa ficar atento e já colocar em ação na sua empresa pois para uma parcela dos jovens toda a parte financeira está a um click dos seus dedos: pelo celular. Facilidade, segurança e agilidade.

Se esse não for o público-alvo do seu produto ou serviço, sentimos em dizer mais engana-se que as pessoas com mais idade não estão usando também essa ferramenta. Justamente pela segurança e praticidade, tem muitas pessoas acima de 50 anos já aderindo a essa tecnologia.

Exemplo: pagamentos feitos nas máquinas ou acessar uma página para pagar: tudo pelo QR Code.


3. Chatsbots e auto atendimento!

Outra tendência que já é muito presente em muitas empresas: redução de pessoas físicas e aumento da tecnologia. Com isso, pela praticidade e agilidade no atendimento do cliente são as ferramentas de auto atendimento e chatbots que vem ganhando espaço no mercado.

Essas ferramentas impactam tanto negativamente quanto positivamente, porém elas:

  • ampliaram a capacidade de produzir mais em menos tempo;

  • encurtaram distâncias;

  • permitiram que novas profissões fossem criadas;

  • otimizaram centenas de tarefas.

E com isso, há um ganho expressivo na relação produção X entrega, o que é bom para o empreendedor que rentabiliza o seu financeiro como também gera uma relação de comprometimento e satisfação com o cliente.

Exemplo: portais de fornecedoras de água e gás, tudo já é em auto atendimento.


4. Voice commerce ou comércio de voz ou assistentes virtuais por voz!

Aos poucos, já estamos começando a ver um aumento de empresas que estão aderindo ao comércio por voz ou como chamados Voice Commerce.

Essa ferramenta nada mais é que a capacidade de fazer um pedido em uma loja virtual usando apenas a voz, simples assim.

Essa é uma tendência que requer alguns cuidados pois alguns clientes se sentem desconfortáveis, pois é como se estivessem falando sozinhos e ás vezes alguns comandos não são registrados, causando confusão no atendimento. Mas em contra partida, já há muitos ajustes e a ferramenta está sendo muito explorada, principalmente por grandes departamentos.


5. Omnichannel é a palavra da moda!

Omnichannel é a integração entre os canais que algumas organizações já estão começando a aderir, para melhorar a experiência do consumidor e conduzir melhor o relacionamentos com o seu público nos pontos de contato.

Em vez de trabalhar em paralelo, os canais de comunicação e os seus recursos de suporte são projetados e orquestrados para cooperar.

Omnicanal é o resultado da integração + orquestração de canais de forma que a experiência de alguém que escolher se engajar em todos os canais seja tão ou até mais eficiente ou agradável do que usar canais únicos de maneira isolada.

Exemplo: Lojas Americanas está caminhando a passos largos para ter essa ferramenta 100% aplicada nos seus negócios.


6. Comprei hoje e recebo amanhã!

Comodidade é outra palavra que está em alta no mercado de varejo e há muitas possibilidades de se relacionar com o consumidor final, de maneira que deixe ele satisfeito, tanto na pré, durante e pós venda. Uma das maneiras desse relacionamento ter bons frutos é entregar o que o cliente mais deseja: a sua compra.

Cliente que compra hoje e tem a possibilidade de ou receber na sua casa no dia seguinte ou poder retirar em qualquer loja mais próxima da sua casa ou trabalho, é uma tarefa que toda empresa já teria que estar a frente.

Preço + qualidade + frete rápido + bom atendimento = combo de milhões!


Muitos insights? Vamos colocar em prática, com planejamento e estrutura para entregar o melhor para o cliente 🖤

Na Laserchip trabalhamos com um Sistema completo de ERP para o varejo, Integração e criação de E-commerce e Consultoria de Marketing.


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Material preparado por: Cristina Magaldi