Essa semana, saiu um post no nosso perfil oficial do instagram em que falamos sobre os benefícios de utilizar o código EAN. Em resumo é: controle interno, recall rápido, gestão estratégica, personalização da experiência do cliente e processos internos integrados e ágeis. Mas o que de fato é o código EAN e como surgiu? Por que você, empreendedor/empresário/lojista precisa de fato usá-lo?
Em outras palavras... Todo mundo diz que tudo é importante, mas um empreendedor tem tantas coisas a serem feitas que também são importantes, que em uma escala, usar o código EAN nos meus produtos, quão importante é para o seu negócio? Podemos dizer que alta importância e relevância para o seu negócio, seja qual formato for!
Estar regularizado, protegendo a sua marca e pagando os impostos corretamente, é uma das maneiras de permanecer na lei.
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O que é?
Código EAN = European Article Number ou Número Europeu do Artigo É um código formado por 13 números e barras verticais que podem ser escaneados. Isso mesmo, esse código de barras que quando você vai no supermercado, a atendente passa na máquina para identificar e registrar o produto, quantidade e preço.
O EAN é como se fosse um CPF, onde cada número e posição tem o seu significado.
Origem do código de barras: referenciada pelos 3 primeiros números. Por exemplo, Brasil é 789;
Empresa fabricante e o produto: referenciado pelos 9 números sequenciais. Nesse ponto, varia de segmento e artigo;
Dígito verificador: referenciado pelo último número. Ele aponta a validade que aquele código possui.
Diferenças entre os códigos:
UPC (Universal Product Code — Código Universal de Produto, em português) só é usado nos Estados Unidos e Canadá e é composto por 12 números.
SKU (Stock Keeping Unit — Unidade de Manutenção de Estoque, em português) é o código usado internamente pela empresa, com o único objetivo de organizar o estoque.
Como gerar o código EAN?
A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é a responsável pela atribuição da licença para o devido uso do códigos EAN no Brasil. Siga o passo a passo abaixo:
Fazer seu cadastro no site da GS1 Brasil e
Enviar os documentos solicitados e efetuar o pagamento da incrição que vai depender do faturamento anual da sua empresa.
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Material preparado por: Cristina Magaldi
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